PRADOS

 

Prados é um projecto de vanguarda e de carácter experimental, que pretende implementar um conjunto de práticas culturais transgeracionais no sentido de reclamar os lugares rurais ancestrais como “Lugares de Vida” no seu sentido mais amplo.

As Estações Bucólicas compreendem o núcleo de actividades que convocam simultaneamente diferentes áreas científicas, artísticas e culturais, num trabalho de investigação integrado, no interesse de um desenvolvimento sustentável – próximo da natureza -, respeitando a qualidade e o carácter cultural dos costumes rurais, enaltecendo assim a beleza da vida campestre e pastoril enquanto legado da antiguidade.

O projecto recorre a disciplinas como Agronomia, Economia, Silvicultura, Paisagismo, Estudos Clássicos, Design, Etnografia ou Estudos Culturais para encontrar modelos de investigação no sentido da promoção dos diferentes níveis de produção enquadrados pelo equilíbrio dos ecossistemas naturais e dos ciclos biológicos.

Diferentes gerações e saberes estimulam relações interpessoais. População envelhecida, população activa, população escolar, combinadas com cientistas e artistas implicados em torno de um projecto comum estabelecem um “palco cultural” para troca espontânea de experiências, saberes e vivências.

Ovis Áries – Agronomia, Economia, Estudos Culturais

– (Ovinocultura: leite, lã, carne e couro)+ (Casher / Halal  » Genuíno)

 

Galerias – Silvicultura e Agronomia

– Revigorar/Revitalizar

estudo, planificação e ordenamento da paisagem natural como complemento da intervenção arquitetónica, com vista a maximizar as potencialidades do meio ambiente e a garantir uma gestão ecológica sustentável.

 

Velo de Ouro – Design, Estudos Literários

– Lã

Vida Pastoril

– Cultural, etnográfico.