Um programa de educação para o cinema!

Este projecto pretende desenvolver estratégias inovadoras no sentido de levar os participantes a descobrir e a conhecer o cinema, desenvolvendo particularmente a sua capacidade critica.
A proposta compreende assim Oficinas de longa duração, Oficinas de curta duração, um ambicioso programa de Projecções/Conversa, um Cineclube de Jovens Programadores, sempre acompanhada por acções de Formação de Professores.
O público-alvo deste programa é constituído pelo universo de Crianças, Jovens e adultos, ao longo do eixo geográfico circunscrito pela Beira Interior.
São parceiros directos deste programa integrado: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Plano Nacional de Cinema, Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Municípios e Agrupamentos escolares respectivos bem como instituições locais.
O programa é financiado pelos Municípios dos concelhos envolvidos.

 

(1) REALIZAR | FILMAR (Oficinas de Longa Duração)

As Oficinas de Longa Duração desenvolvem-se ao longo do ano lectivo no próprio espaço escolar ou adjacente. São orientadas por um cineasta. Têm como base um tema anual que incide sobre uma questão de cinema.

Este programa compreende:
– Projecção, visionamento/conversa de filmes e fragmentos de filmes;
– Exercícios filmados, individuais e em grupo;
– Realização dos exercícios sempre com recurso a material profissional de Cinema;
– Realização colectiva de um filme-ensaio.

Estas Oficinas visam abordar o cinema através do ver e do fazer, desenvolvendo formas pedagógicas direccionadas para a apreensão da linguagem e matéria cinematográficas, por via de uma metodologia com base na experimentação. A visibilidade do trabalho realizado ao longo da oficina tem um valor importante, pelo que inclui um registo num diário online personalizado acessível a todos.

Objectivos das Oficinas:
1 – Contacto com obras cinematográficas com elevada relevância na história do cinema, desde os seus primórdios e debate com cineastas e profissionais de cinema;
2 – Desenvolver capacidades de diálogo, de análise critica, trabalho em grupo e gestão do tempo;
3 – Apreensão de noções de enquadramento e composição do plano;
4 – Estimular a criatividade e promover o gosto pelo cinema;
5 – Desenvolver capacidade de percepção do tempo, espaço e luz cinematográficas;
6 – O cinema como meio de expressão;
7 – Contacto com o processo de criação cinematográfica;
8 – Contacto com material de cinema profissional, material técnico e ferramentas de edição de imagem e som;
9 – Aquisição de conhecimento de técnicas de gravação e edição de vídeo nos diversos tipos de suporte.

 

(2) ESCREVER |FILMAR (Oficinas de Curta Duração)

As Oficinas de curta duração, são oficinas de iniciação ao cinema, orientadas por profissionais de cinema, no sentido da descoberta da linguagem do cinema e do gosto pela criação cinematográfica.

O programa destas oficinas compreende:
– Visionamento/conversa de fragmentos de filmes;
– Preparação e filmagem de um filme colectivo, montagem do mesmo e apresentação em sala de cinema.

Duração: 25h
Bloco 1 (4 horas): Visionamento e análise de excertos de filmes do ponto de vista da linguagem cinematográfica.
Bloco 2 (4 horas): Debate de ideias para a história do filme e escrita do argumento.
Bloco 3 (3 horas): Contacto com material técnico e organização da equipa técnica.
Bloco 4 (8 horas): Rodagem do exercício de filme.
Bloco 5 (4 horas): Montagem do filme.
Bloco 6 (2 horas): Projecção do filme realizado. Debate sobre todo o processo e resultado final.

 

(3) FALAR |FILMAR (Oficinas com Dispositivos Móveis)

Estas oficinas pretendem que os dipositivos móveis sejam um meio para que o cinema se envolva na vida diária dos participantes através da utilização de ferramentas do seu quotidiano, que estão mais facilmente ao seu alcance (smartphones e tablets).
As Oficinas compreendem a visualização de filmes e de excertos de filmes, estimulando o conhecimento sobre a diversidade e a riqueza do cinema, bem como o desenvolvimento de competências críticas sobre os filmes.
É também efectuada uma abordagem relacionada com questões da linguagem cinematográfica (enquadramento, escala de planos e realização), terminando com a realização de um filme ensaio, promovendo o recurso às novas tecnologias como ferramentas privilegiadas para a captação e tratamento de imagens em movimento.

Duração: 12h
Bloco 1 (4 horas): Visionamento e análise de excertos de filmes do ponto de vista da linguagem cinematográfica e trabalhar questões relacionadas com o enquadramento e escalas de planos.
Perceber como utilizar de forma adequada o smartphone na recolha de imagens em vídeo, tirando o máximo partido das suas características;
Bloco 2 (4 horas): Saída para recolha de imagens. Cada participante deve recolher vários planos com máxima duração de 10 segundos por plano;
Bloco 2 (4 horas): São dados a conhecer programas de edição para smartphones e nos quais os participantes poderão fazer a edição das imagens recolhidas.
Visualização e posterior escolha dos 4 melhores planos de cada participante com propósito de criação de uma curta metragem colectiva.

 

(4) PROJECÇÕES-CONVERSA COM OS CINEASTAS

As Projecções-Conversa compreendem o visionamento de filmes em sala de cinema e posterior discussão com a presença de convidados e do realizador, sempre que possível. Oferecem a oportunidade de assistir a projecções de elevada qualidade de obras cinematográficas não disponíveis no circuito comercial e levar os participantes a desenvolver a sua capacidade crítica sobre as mesmas.

As Projecções-Conversa compreendem:
– Breve introdução ao Filme;
– Projecção do Filme;
– Conversa final com o Realizador e o público-alvo;
– Visita à cabine de projecção.

Objectivos:
1 – Proporcionar contacto com obras cinematográficas com elevada relevância na história do cinema, assim como a visualização de filmes não acessíveis no circuito comercial;
2 – Sessão de conversa, perguntas e respostas, com presença do Realizador;
3 – Desenvolver capacidades de diálogo e análise critica;
4 – Demonstrar a importância de ver filmes em sala escura;
5 – Proporcionar a oportunidade de visita a uma cabine de projecção, e conhecer os vários tipos de projecção.