Testemunhos da arte de construção em Pedra Seca
Os 200 Abrigos das Serra do Feital, Vilares e Broca

Localização

Jardim das Pedras

“Relativamente às casotas em falsa cúpula da serra nortenha, pequenas, em granito, extremamente toscas de forma (…) nessas serras, onde a madeira escasseia e não aguentaria o abandono e a aspereza extrema dos invernos, onde não há quaisquer possibilidades de transportes e onde, pelo contrário, por toda a parte abunda a pedra, que não se deteriora e se pode aproveitar tal qual, mesmo se a casota rui, compreendem-se estas construções, que podem ser erguidas ou reparadas pelas próprias gentes dali, a quem aliás o completo desconforto e desnudamento não metem medo”
Ernesto Veiga de Oliveira

Identificação e Investigação

. Levantamento anos 90
107 abrigos identificados

. Levantamento desde 2014

Distribuição

Orientação

Forma dos Abrigos


Fotografias de António Lino

 

 

A Técnica

Cada Pedra deve ficar assente nas de baixo sem oscilar, tal como deve ficar travada com as duas laterais, assim como apresentar-se à face da parede ou à sua face tardoz/interior, e na sua face superior oferecer lugar para todo o processo ser repetido novamente segundo os mesmos princípios. Para além destas seis formas com que se liga às restantes vizinhas cada pedra tem também uma forma específica para o lugar a que se destina no momento da construção. Este processo acontece em cadeia, repetido muitas vezes, e é isso que lhe traz as especificidades que se observam nas diferentes estereoctomias. A diversidade pode ser identificável e representar a assinatura de quem as manuseia.

A técnica da pedra seca pressupõe que a forma de cada pedra seja a indicada para a posição a que é destinada. Para quem faz os muros é a forma, o peso, a textura de cada pedra que apela a que determinadas pedras possam ser utilizadas na base, na tossa (lintel das entradas), na parede (no interior ou ao travesso), na falsa cúpula ou no fecho da cúpula, ou no reforço de pedra sobre a cúpula ou nos intervalos entre as pedras com pedra de menores dimensões.

 

 

Abrigos Recentes

 

 

Rotas dos Abrigos
Passeio Sazonal de Visita Guiada aos Abrigos da Serra